Guias

A queima dos documentos da escravidão | Live Especial








A queima dos documentos da escravidão | Live Especial

Uma live especial sobre a destruição de documentos da escravidão!

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:

Matrícule se agora no Curso de Introdução a História da África. –

Apoie o canal Caçador de Histórias : PIX: afrohistorica@gmail.com

Assista também:

Estudos sobre a Escravidão:

Apoie o canal Caçador de Histórias : PIX: afrohistorica@gmail.com

Adquira o nosso livro📕E-book: Introdução à História do Reino do Kongo – Adquira já o seu!

Junte se a nossa Comunidade de Estudos Históricos Africanos. Clique no link:

Aulas e Palestras / Contato pelo telefone: +55 (34) 9 9115 6930 ou pelo E-mail : afrohistorica@gmail.com

🤲🏾Apoie o canal Caçador de Histórias para que possamos continuar trazendo à tona a História da África e dos Afrodescendentes:

🔎Conheça o perfil do Professor Flávio Muniz : www.flaviomuniz.pro.br

Link do Vídeo








42 Comentários

  1. "…mas o Congo não me saia da cabeça . Ali havia qualquer coisa de podre . Fiquei sabendo que tinha haviado uma imensa campanha , na imprensa internacional, de 1900 a 1919 ; milhões de pessoas morreram , mas os belgas não sabiam absolutamente nada a respeito . …. cheguei de volta em 1975 , … , em Bruxelas , a primeira coisa que fiz foi ir até os arquivos e pedir para ver os testemunhos da comissão de inquérito.
    Disseram me que era impossível . Os testemunhos levavam o carimbo NE PAS À COMUNIQUER AUX CHERCHEURS _ acesso interditado aos pesquisadores. Marchal protestou , alegando que já se haviam se passado 70 anos desde de a divulgação do relatório e que ele era , afinal, , um embaixador. Não fez a menor diferença . Ele não tinha permissão para ver os arquivos .
    … Não era permitido mostrar a pesquisadores material que pudesse ser ruim para a reputação da Bélgica ! Mas TUDO , nesse período , era ruim para a reputação da Bélgica !"
    Adam Hochschild , O Fantasma do Rei Leopoldo. , página 308

  2. Parabéns professor, pelo show que é sua aula,👏👏👏👏👏👋👋👋👋👋.
    Mas só pra avisa-lo, a Escravidão ainda não acabou.
    Este país foi e continua sendo construído com mentiras.
    A começar com a história de seu nome, Brasil.

  3. Boa tarde professor Flavio Muniz, ainda não assisti a esse vídeo, por isso desde já peço desculpas caso a minha pergunta já tenha sido respondida durante a live.
    Minha pergunta é sobre arvore genealogica/sobrenome! Sabemos que o nome e sobrenome dos nossos ancestrais se perderam no tempo e muitos herdaram o sobrenome dos senhores de engenho, minha família tem o sobrenome André(Dirlei Aparecido André) eu gostaria muito de saber a verdadeira origem da minha família, você tem alguma pista de por onde começar?

  4. Alguém assistiu um filme chamado Amistad . Quem viu , lembra daquele episódio que o capitão do navio negreiro percebeu que comprou escravos alem da conta e do que ele e a tripulação do navio fizeram ? Foi pra eliminar as provas de crimes parecidos , ou Piores , que aqueles arquivos foram destruidos .

  5. Já li não me lembro onde, que a queima dos arquivos foi com o objetivo de "apagar" a "mancha" da escravidão do Brasil. Não foi exatamente isso que estava escrito; mas parecido.

  6. Não é possível saber o motivo da época para isto. Só o onanismo mental. Agora me responda. Porque os negros descendentes da escravidão não dão bola para a escravidão milenar em toda região do Sahel, no norte da África subsaariana? É hoje e agora.

  7. Meu falecido pai tinha como sobre nome Costa, e eu tbm tenho esse sobrenome, será que tem a ver com a sua possivel origem? E eu não sei o local de origem dos meus ancestrais. Da Costa do Marfim?

  8. a Ideia do objectivo actual não é a ideia de quem a concretizou isto é quase uma certeza ……eu dou um exemplo a " descolonização " pode ser vista como uma ideia de os Europeus se terem livrados da pressão demografica dos negros e dos proprios negros daqui a um seculo lá para o ano 2100 , mas nao o foi em 1975 / veja-se o caso Português em 1973 tinha 7,5 milhões de brancos puros hoje tem 6,4 milhões e o numero continua a cair Angola na mesma altura tinha 7 milhões de negros é só ver os numeros actuais e a escalar continuamente —Militarmente era possivel manter o Imperio usando o chamado " Sipaio " agora em 4 gerações os Portugueses deixavam se ser um povo Europeu ,em questão de desenvolvimento e racial passava a mestiço e negro , , e com isso os problemas Africanos vinham atás corrupção , falta de educação , Atraso ; criminalidade , anarquia …..em 2100 alguem pode contar a historia assim a descolonização foi uma maneira dos portugueses se livrarem dos pretos …..talvés alguns Comunistas do PCP tenha visto isto por esse prisma principalmente os que estiveram exilados na URSS , mas não foi esse o verdadeiro motivo da descolonização .—- a queima dos papeis no Edificio da Alfandega teve varias cabeças e cada uma viu a coisa a sua maneira , procurar hoje um objectivo claro é um exercicio muito duvidoso

  9. Parabéns pelo canal e seu conteúdo.

    Mais frágeis que papéis, são as memórias que podem ser apagadas, distorcidas e manipuladas.

    Proponho refletirmos sobre uma memória de um fato histórico recente que não pode ser “queimada”:

    Em 2017, um político medíocre de descendência italiana é convidado por um sionista para palestrar em um clube judaico no Rio de Janeiro para uma platéia de judeus sionistas ( alguns sobreviventes, ou filhos/netos/bisnetos de sobreviventes ou vítimas do Holocausto judeu).

    Nesta palestra, o político medíocre, pré-candidato à presidência da república) insulta os povos originários do Brasil, mulheres (tomando sua própria filha objeto de escárnio) e quilombolas.

    A um quilombola referiu-se como um animal, pesado em arrobas e que não serviria nem para procriar…

    A plateia ria e aplaudia suas falas grotescas. Apesar de ter sido alvo de um processo de RACISMO, o então deputado fora inocentado pela mais alta magistratura brasileira de seu crime, permitindo que disputasse as eleições presidenciais…

    Um ano depois, foi conduzido democraticamente à presidência da república.

    O resultado da condução catastrófica de uma pandemia – em conluio com um general que se declara judeu – quase 700.000 pessoas são mortas; em sua maioria mulheres, pretas e pobres. Incluem-se nestes 700.000 mortos um grupo específico de vítimas – índios yanomanis, deixados para morrer, pois como dissera o político em 2017 deveriam ser tirados de suas terras que são ricas para exploração.

    Mais frágeis que papéis, são as memórias que podem ser apagadas, distorcidas e manipuladas.

    SEM ANISTIA!
    CONTRA TODO TIPO DE RACISMO!

  10. Professor cheguei a conclusão de que a conferência de Berlim foi a grande responsável pela queda da escravidão.. tanto é verdade que sobre essa tal conferência ocorrida em 1886 pouco se falou aqui no Brasil… se a queda da escravidão não tivesse acontecido por causa dessa conferência, o Brasil teria passado o maior vexame mundial, pois com certeza teria um regime de escravocrata em pleno século 21 e na primeira guerra mundial… isso é uma vergonha!

Comentários estão fechados.