Guias

A queda do ministro Gonçalves Dias do GSI I O ASSUNTO I g1








Imagens inéditas reveladas nesta quarta-feira (19) mostram que o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o militar da reserva Gonçalves Dias, estava no Palácio do Planalto durante a invasão golpista da sede dos Três Poderes em 8 de janeiro. A divulgação do vídeo desencadeou uma crise no governo, que culminou no pedido de demissão de G. Dias – substituído interinamente por Ricardo Capelli – e na adesão da bancada governista à abertura de uma CPI sobre os atos golpistas. Para analisar os efeitos da primeira queda de um ministro na gestão Lula 3, Julia Duailibi conversa com Guilherme Balza, repórter da GloboNews em Brasília, e com Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo e comentarista da rádio CBN. Neste epsódio:

– Balza revela a repercussão das imagens nos bastidores do governo. Ele informa que Lula ficou “bastante decepcionado” e convocou duas reuniões – a primeira com ministros de confiança do presidente; na sequência, houve o pedido de demissão do ministro militar do GSI; (3:20)

– Bernardo fala sobre a antiga relação de Lula com Gonçalves Dias, que participou dos mandatos 1 e 2 do petista, quando recebeu o apelido de “sombra” de Lula, e que Dias foi indicação “da cota pessoal” do presidente para o ministério; (10:20)

– Ele explica o que está por trás do desejo da oposição em criar a CPI de 8 de janeiro: “desviar o verdadeiro foco das pessoas presas, do financiamento e das investigações”, que está com a PF. Bernardo avalia também o “erro” do governo em menosprezar o risco desta comissão parlamentar se concretizar e, agora, em como os bolsonaristas “devem usar as imagens” de G. Dias; (12:00)

– O jornalista comenta a relação conflituosa da esquerda com as Forças Armadas – tensão acentuada depois dos 4 anos de governo Bolsonaro. Para ele, “consolidar a democracia” e “barrar o movimento golpista com participação militar” são os principais desafios da atual gestão. (22:25)

—————————————————————————————————————————————-

Olá!

Esse é o canal do g1, o portal de notícias da globo. Aqui vamos trazer vídeos pra informar, inspirar e divertir.

Quer entender um fato? Vem com a gente! 🤔
Quer ver histórias legais? Vem com a gente! 😊
Quer saber o que tá acontecendo? Vem com a gente! 😉

Todos os dias vídeos novos 🎥

🎥 Confere aí! Já temos no ar o Segue o Fio, Olha que Legal, Fato ou Fake, G1 Explica, Que meme é esse?, Semana Pop e mais!

Veja todas as nossas playlists!

Segue a gente e ativa o sino 🔔 pra saber tudo que tá rolando aqui no canal do g1 no YouTube. Pode entrar, fica à vontade pra compartilhar essa novidade com os amigos e não se esqueça de se inscrever, tá? 🔔👍🏼

E muito mais conteúdo em g1.com.br

g1 nas Redes Sociais:

TikTok – glo.bo/33cZzg1
Kwai – glo.bo/3pJoShs
Facebook – facebook.com/g1
Twitter – twitter.com/g1
Instagram – instagram.com/portalg1/

#g1 #notícias

Link do Vídeo






19 Comentários

  1. O homem foi á lua sim e havia um plano sim para prejudicar os patriotas.
    Um golpe não só contra o Bolsonaro mas contra milhões de patriotas que não estavam em Brasília para depredar prédios públicos. Um alinhamento pernicioso entre infiltrados e o gabinete do Lula resultou nesta vergonha. Que a imprensa seja justa com os brasileiros.

  2. Parabens ao pai dos pobres. Nem a lingua portuguesa ele entende. Maior vexame em Portugal. Está impedido de fazer discurso no Parlamento Portugues. Isto lixos do jornalismo da Globo vcs não irão divulgar. D. Natuza já comprou sua mansão com o dindim do governo?

  3. Eita 😂😂😂😂😂😂😂😂 que jeitinho meigo de expor a notícia????
    Vândalos e GOLPISTAS…. vocês são degenerados…

  4. O General explicou aquilo que a CNN apresentou muito bem montadinho. Tirar manifestantes de terceiro e quarto andar, impedir que invadissem o gabinete presidencial paracserem presos no segundo andar. Muita coincidência, a CNN, um canal que defende interesses americanos no mundo divulgam imagens logo após a volta de Lula da China e o discurso para valorizar os BRICS e menos dependência do uso da moeda americana no comércio internacional.

  5. Impressionante, as vozes dos jornalistas estão tão tristes. Já entendemos o que é narrativa. Fica bem feio, hein? “Foi uma infelicidade”….é mesmo, inocente? Fatos são difíceis de serem distorcidos, já as narrativas….facinho; quando apresentaram no Fantástico as imagens do 08/01, não foi seletivo não, né queridos? Democracia para vocês é fazer o que vocês querem! Vamos lá, animem-se! Levantem o astral. Assistam um pouquinho o BBB23, muito enriquecedor😊

  6. A canalhada golpista quer é circo já que não tem outra saida. Cabe ao jornalismo não ficar dando ibope à canalhada. Todos sabemos quem é o mentor e incentivador da baderna:Jair Messias Bolsonaro. E esse elemento nocivo estará logo, logo atrás atrás das grades, acompanhando seus patriotários. BASTA!!!

Comentários estão fechados.