Guias

ÁLVARO BORBA: ORA (DIREIS) OUVIR METEOROS! – SUB40 13/10/2022








ÁLVARO BORBA: ORA (DIREIS) OUVIR METEOROS! – SUB40 13/10/2022

Criador do Meteoro Brasil, um dos canais progressistas mais populares no YouTube, o jornalista paranaense Álvaro Borba critica a sociedade, a política e a mídia por tratar como “pauta de costumes” o pânico moral de matriz fascista instilado pelo bolsonarismo, como estratégia para desgastar mentalmente qualquer um que lhe faça oposição. “O único objetivo é meter medo em todo mundo e controlar as pessoas a partir desse medo”, afirmou no programa SUB40 desta quinta-feira (13/10), com o diretor de redação de Opera Mundi, Haroldo Ceravolo Sereza. “Um dos pilares do fascismo é a destruição da realidade. Você não sabe o que é real, o que é fake news, por que aquela fake news foi colocada na mesa hoje.”

Borba exemplifica a criação de pânico moral com falas recentes da ex-ministra bolsonarista Damares Alves sobre abuso sexual infantil. “É uma senadora eleita contando uma mentira hedionda surgida dos cantos mais abjetos da internet, em público, para uma plateia onde estavam crianças. É o uso deliberado de uma das piores experiências que um ser humano pode ter ao chegar nesta Terra, o abuso infantil”, denuncia a exploração do trauma com propósitos eleitoreiros.

“O que está acontecendo ali, e não é de hoje, é uma instrumentalização dessa dor profunda que não cicatriza nunca. Essas pessoas estão brincando com isso, ninguém está nem aí com as criancinhas. Gente decente precisa se apropriar dessa pauta, que está na mão de gente muito perversa.”

“Se Damares continuar onde está, do jeito que está, estamos correndo um risco seríssimo, porque ela pode ser o próximo círculo do inferno nesse bolsonarismo dantesco”, ele adverte. “Lembro que uma vez um deputado disse que a solução para o Brasil era matar uns 30 mil brasileiros, começando pelo Fernando Henrique Cardoso. Disseram que era só mais um maluquinho, e agora a gente tem 700 mil mortes para chorar.”

Abertura

00:00:16 Abertura

00:03:36 Álvaro Borba: do jornalismo na UFPR ao canal Meteoro Brasil

00:08:05 A demissão da CBN Curitiba após denunciar casos de assédio sexual na rádio

00:11:42 A capivara como mascote da prefeitura de Curitiba

00:17:02 Da capivara ao Meteoro Brasil

00:20:37 De onde vem o público de 1,4 milhão de espectadores?

00:24:54 Um ermitão na República de Curitiba

00:28:41 Álvaro Borba: “Não sou muito sofisticado, mas sei explicar o que compreendo e sei passar vergonha”

00:34:40 Borba: “Damares Alves faz instrumentalização deliberada de uma das piores experiência do ser humano, o abuso infantil”

00:38:31 Criação de pânico moral não é pauta de costumes

00:41:39 Borba: “O medo é um subproduto da ignorância”

0043:35 O canibalismo de Jair Bolsonaro é fake news?

00:48:31 O bolsonarismo e o olavismo continuarão em médio prazo

00:49:32 Tudo o Que É Preciso Desaprender para Virar um Idiota

Link do Vídeo






31 Comentários

  1. Sério, que pessoa é você, Álvaro! Quantas pessoas foram tocadas pelas suas palavras! Você e a Dra. Ana trabalham por um mundo melhor, mais humano. Torço pelo crescimento cada vez maior do canal! Um milhão ainda é pouco. Obrigada por tudo.

  2. falou em matar uns trinta mil, e chegou muito além agiu como operador de biopolítica levando á morte de mais de 300 mil brasileiros

  3. Adoro o Álvaro e a Ana, e adorei a entrevista. Ô sujeito franco, esse menino! E tem uma rara e aguda inteligência. E só tem 39. Que bom! Que viva mais 80 anos. De verdade.

  4. 47:27 – sobre escolhas mal feitas, uma vacina boa nao é a humildade, é outra coisa: ouvi uma vez precisamos mais se apaixonar pelo PROBLEMA e não pela SOLUCAO. Assim podemos jogar fora soluções que deixaram de ser adequadas, e buscar outras soluções novas! Não se apeguem a solucoes… fica bem mais facil mudar de opiniao!

  5. Meus caros do Opera Mundi, o Álvaro Borba tem um elevadíssimo grau de lucidez, em cada palavra e frase, que saem de sua boca com um peso de síntese raro, o que confere um quê de testemunho de vida, de peso sincero de um atento observador do tempo histórico! Isso é raro e excede a "lucidez" mofada dos acadêmicos da esquerda em geral! Um exemplo a ser seguido! Bola dentro para o Opera Mundi! Abraços para o Breno e o Cereza!

  6. Otima entrevista, uma excelente reflexão sobre as ditas "pautas de costume". Concordo e ousaria chamar de TERRORISMO MORAL. Obrigada pelo ótimo trabalho que faz no Meteoro com a Dra Anna!

  7. Álvaro é um dos caras mais humanos e sinceros que apareceu nessa digníssima plataforma do YouTube. Fizemos terapia junto com você nos seus vídeos que são verdadeiras estradas de crescimento em cultura, política e conhecimento e com isso , de autoconhecimento. Não te conheço pessoalmente Álvaro, mas te admiro pra Kralho! Você e a Ana nos inspiram a sermos melhores seres humanos. Gratidão pelo trabalho de vocês que nos traz verdades e esperança.🙏

  8. Alvaro é uma das melhores pessoas deste mundo. Ele largar um trabalho rentável, estável pra denunciar o assédio sofrido pela colega é a maior prova disso. A alcunha de "o cara mais simples", usada no inicio do canal Meteoro, cabe perfeitamente nele.

Comentários estão fechados.