Guias

Amistoso de Despedida de Garrincha 1973: Brasil x Combinado Estrangeiro








(compacto de 50mins

Data (Date): 19-12-1973
Local (Place): Estádio do Maracanã
Cidade (City): Rio de Janeiro (Brasil/Brazil)
Árbitro (Referee): Armando Marques (Brasil/Brazil)

Brasil:Félix (Leão), Carlos Alberto Torres (Zé Maria),
Brito (Luís Pereira), Piazza, Everaldo (Marinho Chagas),
Clodoaldo (Zé Carlos), Rivellino (Manfrini), Garrincha
(Zequinha) (Luís Carlos Lemos), Jairzinho (André Catimba),
Pelé (Ademir da Guia), Paulo César Caju (Mário Sérgio)
Técnico (Coach): Zagallo

Combinado de Estrangeiros: Andrada, Forlan, Alex, Reyes
(Olevanski), Bruñel – Dreyer, Pedro Rocha – Houseman
(Babington), Brindisi, Doval, Onishenko (Levtchev)
Técnico (Coach): José Poy

Link do Vídeo






45 Comentários

  1. Infelizmente não pude vê-los jogar nem ele nem Pelé só no ano seguinte eu com os meus doze anos pude ver os outros jogadores da seleção de 70 mais Zico e Roberto dinamite.

  2. Eu estava no Maracanã neste jogo. Estava lotado. Tive de sentar de lado entre as costas de quem estava a minha frente e os joelhos de quem estava atrás. Público entre 160 e 170 mil salvo engano. Infelizmente o Garrincha já estava pagando o preço dos anos de vício. Mas o carinho de todo o público, de todas as torcidas foi bacana. Apesar de ainda criança me lembro de vários lances do jogo. Como Brasileiro e Botafoguense, obrigado MANÉ!!!!

  3. Garrincha sofreu muito sem saber que estava sofrendo… um Mostro de jogador, foi muito judiado por ser uma pessoa simples e inocente.

  4. Esse, Neymar é um mala. Não, joga porra nenhuma e ganha muita grana. Não, servia nem para engraxar as chuteiras desses craques aí.

  5. Antes ,era só craques . Jogavam muita bola ,tinham raça,tecnica e amor a camisa do time e da seleção brasileira. Hoje, em dia é uma cambada de perna de pau, pereba , mercenários . Não, jogam nada . Ganham, muita grana e não jogam nada.

  6. Os santarenos aqui do oeste do Pará ,falam que quando o mané Garrincha veio em nossa Santarém ele jogou por dois clubes ,são Francisco o leão ,e são Raimundo o patera negra,nasci em 72,não cheguei a ver essa maravilha ,apenas as fotografias ,e olhando essa despedida do mané percebo que Deus faz apenas um da sua maneira magnifico.

  7. QUEM viu, e Quem vê o FUTEBOL DE hoje, dá até para desanimar. Os caras jogam com tanta técnica, e elegância,q nem suja o calção. Hoje é só pancadarias ,e trombadas. É muito declínio no FUTEBOL Brasileiro.

  8. Vejo muita gente chorando porque o Garrincha morreu pobre; porém, com a arrecadação desse amistoso, o Garrincha comprou oito apartamentos, só com esse amistoso e morreu dez anos depois sem ter dinheiro até pra comprar as velas do enterro. Depois culpam o Pelé pela miséria dele .

  9. Muito bom rever esta turma de craques, mas alguns jogadores foram superestimados: Jairzinho, Paulo César, Carlos Alberto Torres, etc. Um outro jogador desse período que é superestimado é Gérson (que não participou desse jogo)

  10. Pelé infinitamente melhor que qq outro que pisou na terra….jogou numa
    época que os campos eram VERDADEIROS PASTOS, OS ZAGUEIROS AÇOUGUEIROS
    (POIS NÃO TINHA CARTÃO AMARELO E VERMELHO) E QUE A BOLA, CHUTEIRA E
    UNIFORME PESAVAM PRA KCT E QUANDO MOLHAVAM FICAVAM AINDA PIOR…
    ASTRO ÚNICO DA BOLA..COMPLETO…ERA AMBIDESTRO….DRIBLE, PASSE,
    DOMÍNIO, JOGO DE CORPO E CINTURA, VISÃO, RACIOCÍNIO, ARRANCADA, FORÇA,
    VELOCIDADE, TÉCNICA, CABEÇADA, GOLS E JOGADAS E FINALIZAÇÕES
    MAGISTRAIS!!
    E pra coroar tudo isso, muitos títulos, nacionais, do mundo de clubes, 3
    copas do mundo e mais de 1300 gols, além de ter implantado esse esporte
    nos EUA.

    Não nascerá outro…quem viu, viu

  11. O maior espetáculo da terra no mundo do futebol, Maracanã, em 1973. Eu morava no Rio e fui assistir o jogo, aliás JOGAÇO. Era a despedida do Mané Garrincha. Vou replicar o vídeo para os chegados.

Comentários estão fechados.