Guias

Giro VEJA: A dura realidade que espera por Lula no Brasil após holofotes no exterior








O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva retorna ao Brasil neste final de semana após uma prestigiada viagem ao Egito — onde participou da COP27 e se comprometeu a zerar o desmatamento no país — e a Portugal.

A visita internacional, desfrutada pelo petista com status de líder global, foi a primeira do chefe de estado após sua vitória contra Jair Bolsonaro. Apesar da acolhida festiva, Lula chega ao Brasil com a “casa bagunçada” e tendo que resolver questões como a viabilização da PEC da Transição.

A proposta, recebida com bastante resistência pelo mercado, prevê a retirada de despesas com programas sociais do teto de gastos do governo por tempo indeterminado.

Depois de acenos como a saída do ex-ministro Guido Mantega da equipe de transição, bem como a declaração de Geraldo Alckmin de que Lula sempre teve “responsabilidade fiscal” acalmaram um pouco os ânimos, mas os próximos dias prometem ser bem menos amistosos a Lula do que a semana que passou.

Os planos do presidente eleito após sua chegada ao Brasil e detalhes sobre o valor extrateto que passará pelo Congresso são alguns dos assuntos do Giro VEJA desta sexta-feira, 18.

—————————————————————————

Assine VEJA:

Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo:

SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram:
Facebook:
Twitter:
Telegram:
Linkedin:

Link do Vídeo