Guias

Jutlândia, a maior batalha naval da História moderna | Nerdologia








Entenda, neste Nerdologia, o que foi a Grande Guerra e como aconteceu a Batalha da Jutlândia, a maior batalha naval da História moderna.

Apresentação e Roteiro:
Filipe Figueiredo –

Edição e Arte:
Estúdio 42 –

CONFIRA OS OUTROS CANAIS DO JOVEM NERD
NERDBUNKER:
JOVEM NERD:
DESENKAIXA:

#nerdologia #jovemnerd

Link do Vídeo






34 Comentários

  1. Essa não foi a maior batalha naval da história. A maior foi na guerra do pacífico , entre EuA e Japão , onde afundaram o encouraçado Muzashi

  2. Ah, esse tá mais tranquilo de ouvir. Tirando a apresentação de formula 1, tá finalmente mais calmo o ritmo da fala. Dá pra acompanhar e se sentir mais incluído na experiência.

  3. Preciso antes de tudo afirmar que adoro ver os conteúdos feitos pelo Nerdologia mas tenho algumas notas que foram erros em detalhes no vídeo. Primeiro, a marinha britânica tinha navios ainda mais modernos do que os dos alemães (Beatty tinha em sua esquadra o que em inglês são conhecidos os Battlecruisers que é um misto de encouraçado e Cruzador contando com o armamento do primeiro e maior do que ele mas com a mesma proteção e velocidade do segundo; além de possuir os primeiros encouraçados com canhões de 381 milímetros). Os alemães não contavam com melhor equipamento nem mesmo números, mas durante a batalha houveram muitos problemas para os britânicos que os fizeram perder os 3 Battlecruisers (no vídeo são deonominados encouraçados). O segundo ponto é que a batalha não foi em nenhum sentido uma vitória alemã uma vez que estrategicamente eles não desafiaram a marinha britânica que se recuperou do dano causado em poucas semanas enquanto a marinha alemâ conseguiu se recuperar depois de meses além de que como pode ser uma vitória tática se os alemães foram quem bateu em retirada com medo de serem completamente destruídos, não ganhando nenhum tipo de espaço, falhando no movimento deles ao final do conflito e conseguiram ter perdas que eles não poderiam reparar.

  4. Essa história de derrota estratégica foi a desculpa criada pelos ingleses para acobertar o seu fracasso. Tanto é assim que Jellicoe perdeu o seu posto de Almirante da Grande Esquadra depois do fraco desempenho dos ingleses na batalha. Como justificar que a poderosa Armada Britânica de mais de 300 anos de tradição havia perdido para uma esquadra numericamente inferior e que tinha sido criada em 1900, ou seja tinha apenas um pouco mais de uma dezena de anos? A resposta é criar uma história para encobrir o vexame, que fica ainda maior quando você descobre que os ingleses sabiam de antemão do deslocamento da Frota de Alto Mar alemã através da decodificação das mensagens sifradas. Batalhas Navais são fáceis, um lado afundou x e o outro 3x , a vitória cabe a quem. Pode não ter sido decisiva como foi Midway mas para mim parece claro que os alemães venceram a batalha e com louvor. Agora realmente é muito difícil para os ingleses orgulhosos e arrogantes, admitirem que perderam para os alemães jogando o jogo em que sempre foram mestres. Você então inventa uma história tipo o "milagre" de Dunquerque outra derrota essa acachapante

  5. Uma das maiores perdas do conflito foi o afundamento do H.M.S Lion que afundou após seu paiol ter sido perfurado por um projétil de 305mm

  6. Quão frequentemente corridas armamentistas terminam e guerra? O eua quer esvaziar os arsenais da galera pra vender mais armamento.

  7. Realmente os Alemães São Especialistas Até Hoje Na Construção de Navios E Submarinos Tanto Que o Brasil Tem uma Série De Acordos Com a Alemanha E A Itália Para Cooperação Conjunta Na Construção Naval.

  8. Sugestão de edição para os vídeos: quando usar um microfone estéreo, lembrar de converter o áudio da locução para mono.
    Dá pra perceber a voz passeando de um lado ao outro – o que pode causar um pouco de tontura em quem ouve, dependendo dos fones ou caixas de som.
    Se bem que, nesse vídeo, o balanço até combina um pouco, trazendo um movimento típico de barcos e navios, hehe.

Comentários estão fechados.