Guias

Leonardo Boff | Provoca | 29/11/2022








Nesta terça-feira (29), Marcelo Tas conversa com o teólogo, escritor e professor Leonardo Boff no Provoca. O escritor conta sobre sua amizade com o Papa Francisco, critica o conservadorismo do Vaticano, fala sobre o perdão, seu livro “O Casamento Entre O Céu e a Terra, Contos dos Povos Indígenas do Brasil”, e muito mais.

O teólogo ainda fala sobre o que nós temos que aprender com os indígenas. “Eles são os nossos mestres e doutores na relação com a natureza, pede licença para entrar, se derruba uma árvore faz o rito de desculpa, porque diz vou ter que fazer um remo, uma porta, e planta outras duas. Nós perdemos essa intimidade e desrespeitamos a natureza”, diz Leonardo.

Por fim, Boff conta sobre sua conversa com o presidente eleito, Lula (PT), quando estava na prisão. “Ele aprendeu a ser mais humilde, a escutar mais”, conclui.

#Provoca #TVCultura

Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!

Siga as redes da TV Cultura!
Facebook:
Twitter:
Instagram:

Site:

Link do Vídeo






45 Comentários

  1. Leonardo Boff além de um grande Cristão é defensor da natureza o nosso futuro comum, nossa casa comum…que Deus abençoe Leonardo Boff e esse grande jornalista Marcelo Táz e toda humanidade

  2. Nossa Marcelo Tás. Te agradeço por esse Provoca tão emocionante. Quanta serenidade Frei Leonardo Boff nos transmite. Gostaria muito de conhecê-lo pessoalmente. Pois, ele é incrível. Ele é tudo o que acredito de bom na vida.

  3. Obrigado pelo conhecimento compartilhado e pelo programa. Vou comprar esse livro, pois se o vídeo agregou tanto, … então o livro.

  4. Sua forma mansa de falar não deixa escapar seu egocentrismo, mentiras e maldade. Você, senhor Boff é um lobo vestido em pele de cordeiro que só engana os desavisados. Sabemos quem o senhor é e no que acredita. Você não acredita no Evangelho e sim no processo de revolução desse mundo. O senhor e tantos outros teólogos da libertação se convertam pois muitas almas deixaram de olhar para o alto pra olhar pra esse mundo efêmero e pueril. Vocês desvirtuaram o sacerdócio de Jesus Cristo com uma hermenêutica marxista do Evangelhos. Esse materialismo revestido de caridade será destruído muito em breve. O tempo dos senhores estão contados. Vocês tentaram destruir a Igreja desde de dentro e nao conseguiram e não conseguiram pois ainda que a barca balance que está nela é Jesus Cristo Vivo.

  5. E inimaginável um representante do povo que odeie um brasileiro seja ele indígena lgbt contaminado de civis desempregado ou sem moradia e faminto. O padre e um funcionário da palavra de Cristo ou do cristianismo. O capitalismo exclui os pobres sem teto e partidário da distribuição igualitária da renda. O Brasil ainda e jovem por isso foi penalizado pelo Bolsonaro com falta de. VaAcina. Assim morreram700000 brasileiros. Daí pergunto presidente para que? Pagar INSS imposto de renda pra que.

  6. Só venho parabenizar pelas provocações, sou nova expectadora e admiradora do programa, e o de hoje com Leonardo Boff foi libertador, gratidão 🙏

  7. Que privilégio poder ouvir Boff! Nunca fui católico e venho de uma tradição presbiteriana de terceira geração, mas na minha juventude tive o privilégio de viver no Recife, conhecer de perto a teologia da libertação na prática, e ao mesmo tempo poder acompanhar de perto a influência desses ícones do catolicismo progressista brasileiro representado por Dom Helder Câmara, Dom Aluísio Lorscheider, Dom Paulo Evaristo Arns e claro, Leonardo Boff e Frei Beto. Eu sempre pensei que mesmo com pontos discordantes poderia crescer na minha fé aprendendo com o que faltava em nossa prática protestante. Guardo com carinho o livro Igreja: Carisma e Poder na estante. Ele falando do grande Darcy Ribeiro me emocionou demais. Saudade desse Brasil. Boff aliviou o Ratzinger na entrevista. A coisa foi bem pesada, inclusive já o ouvi mais ressentido com o fato no passado. Foi pelo poder de Ratzinger e de João Paulo II, além da pressão do governo americano que a TL esfriou na América Latina.
    Claro que nossas hermenêuticas não batem com relação ao diabo, inferno e muito menos sobre um universalismo salvacionista, mas também não creio num castigo eterno contemporâneo de choro e ranger de dentes a uma felicidade oposta no céu. São teologicamente incompatíveis para mim.

  8. Deus se faz presente em Jesus Cristo, Deus entre nós .Leonardo Boff é alguém que com maestria nos desperta o desejo de conhecer e seguir Jesus o Cristo e celebrar a vida

  9. Tava achando que eu era herege sozinha, por acreditar numa visão de Jesus e um Deus de uma misericordia infinita e inimaginavel. Descobri que não sou só eu.

  10. Adorei ! Excelente entrevista. Fiquei mais simbólica ao Leonardo Boff do que já o era. Uma das melhores entrevistas do Provoca. Amo esse programa, aliás amo quando tem o Marcelo Tas. Eu o sigo sempre ! Há long long time ago. Rsrs ❤️

Comentários estão fechados.