Guias

POR QUE TEMOS TANTOS PARTIDOS POLÍTICOS? | OS PARTIDOS POLÍTICOS DO BRASIL 1








Atualmente, no Brasil, existem 32 partidos registrados no TSE! Sim, TRINTA E DOIS. É muita coisa, né? Mas, como a gente chegou até aqui? O que explica o surgimento de tantos partidos e quais consequências disso para a democracia? No primeiro episódio da nossa nova série, a gente te explica essa história.

A série de vídeos “Os Partidos Políticos Brasil” é uma produção original da Politize! que tem por objetivo ajudar você a entender melhor os principais partidos políticos brasileiros: suas principais pautas e bandeiras, sua história e onde se encontram nas eleições de 2022! Para poder assim entender melhor o cenário eleitoral e dar um voto coerente com aquilo que você acredita.

🟣 Saiba mais sobre os partidos políticos brasileiros no nosso portal:

🟢 Confira algumas das fontes utilizadas na produção desse vídeo!

1️⃣ TSE: Estudos eleitorais (V11, nº 3) –
2️⃣ Benigno Núñez Novo: “Para que tantos partidos políticos no Brasil?” –
3️⃣ Senado Federal: “Partidos políticos brasileiros: Programas e diretrizes doutrinárias” –
4️⃣ Leôncio Martins Rodrigues
: “Eleições, fragmentação partidária e governabilidade” –

🔴 Agora a Politize! está no TikTok! Segue a gente por lá:

📣 Você pode doar qualquer valor para ajudar a Politize! a levar educação política para todos os cantos do Brasil: doe.politize.com.br

💻 Portal Politize!:

📲 Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook: @politizeorg
Instagram: @_politize
Twitter: @_Politize
LinkedIn: Politize!

0:00 Os partidos políticos no Brasil
0:35 A fragmentação política
1:16 Consequências
2:11 Como chegamos até aqui?
3:50 É culpa do sistema político?
4:34 O que é melhor: mais ou menos partidos?
5:13 MUITAS dúvidas!

Link do Vídeo






27 Comentários

  1. Não adianta nada. Nossa democracia é bipartidária. As pesquisas empurram o público para dois partidos. Somos controlados por uma minoria rica dominante.

  2. Muito instrutivo. O importante é que nosso País continue Democrático. É sempre bom analisar a história de cada partido e o legado deixado por seus integrantes, a favor de quê eles votam, criam leis, etc… Parabéns!!!

  3. Eu adoro esse canal, ele vai deixar um excelente legado para estudos hoje e no futuro, ajudando muitos jovens de diferentes classes a dá o ponto de partida nas suas pesquisas e estudos.

  4. O problema do pluripartidarismo brasileiro é que são poucos os que de fato são partidos, muitos são puxadinhos dos partidos grandes ou são parasitas, que não defendem uma ideologia ou uma agenda política específica, esses últimos estão só para se beneficiar dos governos, seja quem for o governante. Por isso, a maioria do centrão e os puxadinhos não cumprem seus papéis e poderiam se juntar aos partidos, o que diminuiria pela metade. Mas quem decide são eles, então, nada feito.

  5. O sistema político brasileiro é mt complexo (pra não dizer bagunçado rs), ainda bem q Bea explica bem dms 😮‍💨❤️

  6. Gostei.
    Agora na moral.
    N tou a favor de partido nenhum. Todavia se tem um adjetivo que carrego como princípio é ser justo. Sou é justo e bastante realista. O unico partido que realmente ligou para as desigualdades estruturais foi o PT. O unico que realmente mostrou empatia às pessoas pobres.

  7. Não são muitos, e quanto menos pior, porque se tu tem poucos partidos as pessoas são obrigadas a comprar toda a caixa de bombom deles por falta de escolha, hoje no Brasil por exemplo, se você é liberal e pró-aborto, não existe partido pra você. Se tu quer defender liberalismo no Brasil se contente com um partido reacionário, não tem um partido no Brasil que me represente sequer 60%. Tem país com partido em prol de causas especificas, aqui não , aqui se você é do PSOL por exemplo, você é automaticamente: pró-aborto, pró ideologia de gênero, contra armamento, socialista, e mais todas as outras pautas 'naturais' do partido, isso não é bom, muita gente se sente 'obrigado' a defender toda a caixa de bombom pra se inserir, pouco partido cria dicotomia, uma luta do bem contra o mal, se não ta de um lado ta do outro, as coisas não funcionam assim, somos muito mais heterogêneos do que isso.

Comentários estão fechados.