Guias

Saúde mental: por que o recorte racial? – Webinário Núcleo GINGA








Apesar de evidente que os profissionais de saúde devem ser treinados e conscientizados sobre as especificidades das experiências e dos desafios enfrentados pela população negra, o que percebemos na realidade do cotidiano, é a falta de um percurso que inclua a história, as crenças culturais e as influências sócio políticas. O manejo no atendimento deveria garantir representatividade, uma abordagem holística, parcerias com a comunidade no que se refere a conscientização da importância deste tema.
Desta maneira, como a psicanálise, juntamente com a integração de perspectivas interseccionais, pode ser útil na compreensão e desenvolvimento de respostas para estas necessidades? Como pode trabalhar para des-a-fiar os processos inconscientes implicados nas ações que mantém e atualiza o racismo nas práticas em saúde e manejo psi? Convidamos dois experts nesta área para um bate-papo necessário, ao encontro de um caminho.

VANESSA RODRIGUES – Psicanalista clínica. Professora do Instituto D’Alma. que Coordena o Núcleo Ginga em parceria com Priscila Martins, recebe MÔNICA GONÇALVES – Psicóloga, Doutoranda na Faculdade de Saúde Pública, pesquisa relações raciais na saúde – e BRUNO MOTA – Psicólogo (06/137686), Doutorando em Psicologia (PPGPSI-UFRRJ) e Coordenador Regional Sudeste da Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) – ANPSINEP.

A GINGA acontece ao vivo no Youtube no dia 22/06 às 19h.

Vem criar caminhos antirracistas com a gente.

Link do Vídeo