Guias

Sonhar mundos, produzir saúdes: caminhos possíveis para daqui adiante








Bate-papo sobre os sonhos, sua capacidade de alimentar nossa imaginação e desejos, e também conversar sobre experiências reais de lutas por esses sonhos, a partir da perspectiva do cuidado em saúde de Julia Rocha, cantora, compositora e médica que atua no SUS, e do ativismo socioambiental do líder indígena Ailton Krenak. Mediação de Silvana Bahia.

Nos terrenos da Medicina Social e da Saúde Coletiva, a noção de qualidade de vida é apresentada como “o mínimo de condições de vida para que se possa desenvolver ao máximo as potencialidades humanas”.

Não é uma noção simples e possui vários aspectos problemáticos. Por um lado, há a preocupação em mensurá-la. Por outro, é uma ideia marcada pelo relativismo cultural. Contudo, mesmo que se considere todos os elementos de subjetividade e incorporação cultural que impregnam essa noção, admite-se que existem alguns parâmetros materiais universais de qualidade de vida, um “patamar material mínimo e universal” relacionado à satisfação das necessidades mais elementares da vida humana: alimentação, água potável, habitação, trabalho, educação, saúde, lazer etc.

#inspira #programaçãosescsp #saúde #bate-papo

Link do Vídeo