Guias

UIRAÇU: ave considerada extinta no Paraná FOI REDESCOBERTA!








O uiraçu, de nome científico Morphnus guianensis, é registrado no Paraná após quase 60 anos desde o último avistamento. A notícia gerou muitas dúvidas: afinal qual a diferença do uiraçu para a Harpia? E que significa isso, estava extinto no Paraná, mas foi redescoberto? E por ser tão raro, não era melhor manter a informação em segredo? Essas e outras questões respondidas no vídeo!

Também chamado de gavião-real-falso ou uiraçu-falso, por conta da semelhança com a harpia, trata-se de uma ave que é naturalmente rara, com baixas densidades populacionais. Tem comportamento muito discreto e arisco, não plana, não sobe em térmicas, raramente vocaliza e raramente aparece na borda da floresta, o que o torna muito difícil de ser encontrado pelas pessoas.

O registro foi realizado por dois observadores de aves, Matheus Cataneo e Cassieli Seghatti, que encontraram o raríssimo uiraçu-falso, Morphnus guianensis, durante uma passarinhada que estavam fazendo em uma trilha dentro do Parque Nacional do Iguaçu, em Serranópolis do Iguaçu, oeste do Paraná.

Planeta Aves por Willian Menq

Link do Vídeo






31 Comentários

  1. Claro que tem que divulgar… Um caçador de vdd, não tem porque caçar tal animal. Uma ave dessa chega a beira da extinção é por causa da expansão urbana.

  2. Ví uma dessa faz 10 anos na mata atlântica no Paraná! Pensei que era uma harpia! Região da Colonia Pereira litoral do Paraná!

  3. Bacana, parabéns pra quem registrou! Willian, faz um vídeo sobre o gavião-urubu (Buteo albonotatus). É um gavião pouco conhecido, e é incrível e interessante.

  4. Opa Willian, poderias fazer um vídeo só sobre as inhumas, nunca vi um filhote dessas aves, acho elas incríveis, mas não conheço muito sobre elas!

  5. Talvez eles sempre tiveram aí no parque,mas pode ser que confundiam com a harpia,visto que, as duas vivem no mesmo.

Comentários estão fechados.